Um homem foi flagrado soltando fogos de artifício para afastar periquitos que faziam barulho próximo a um restaurante na orla de Itacoatiara, no Amazonas.
O vídeo da ação viralizou nas redes sociais, gerando uma enxurrada de críticas por parte dos internautas. Muitos defendem que, apesar do incômodo, os pássaros fazem parte do ambiente natural.
A gravação foi feita por um morador, que destacou: “Pode ser barulhento, mas é a natureza.” O ato pode resultar em autuação por crime ambiental, já que uma denúncia foi encaminhada à Delegacia do Meio Ambiente e ao Ibama pelo vereador Rodrigo Guedes.
Violência contra animais
A legislação brasileira trata a violência contra animais como crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Ela prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados.
As autoridades ambientais, como o Ibama e delegacias especializadas, são responsáveis pela fiscalização e aplicação das penalidades.
Denúncias podem ser feitas diretamente a esses órgãos, e ações como abandono, violência física, ou práticas que causem sofrimento aos animais são rigorosamente investigadas. A conscientização e o respeito à vida animal são prioridades crescentes na legislação brasileira.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.