Em São Paulo de Olivença, no Amazonas, o fenômeno conhecido como “terras caídas” devastou a orla da cidade na última quinta-feira (26), afetando mais de 30 residências na Rua 10 de Novembro, bairro Santa Terezinha. Dez casas foram completamente destruídas e as demais sofreram danos estruturais severos.
Imagens de drones da TV Norte Amazonas mostram o local completamente devastado. A gravação mostra uma área de mata com um grande barranco com casas destruídas.
Na ponta do barranco há uma casa que resistiu ao desbarrancamento, mas com grande risco de desabar. Em um dos pontos do barranco, há uma placa com a legenda “Atenção” e “Perigo, área de risco”.
A Defesa Civil, que já havia emitido um alerta sobre o risco de desmoronamento, observou que muitos residentes escolheram permanecer em suas casas apesar dos avisos.
As famílias desabrigadas estão sendo assistidas pela prefeitura, que também tomou medidas para realocar os comerciantes da Feira Municipal Orlando Martins, agora interditada, para uma instalação escolar provisória.
Terras caídas
O fenômeno conhecido como “terras caídas” refere-se ao desbarrancamento das margens de rios, principalmente observado na região Amazônica, onde é uma ocorrência comum e natural que remodela constantemente a paisagem ribeirinha.
Esse processo pode envolver escorregamentos, deslizamentos, desmoronamentos e até desabamentos completos, afetando extensões consideráveis de terra.
A força e a extensão desses eventos variam, podendo ser desde mudanças quase imperceptíveis até eventos catastróficos que deslocam grandes volumes de terra e vegetação.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.