A chegada das primeiras chuvas é motivo de alívio para os moradores de Brasília, que enfrentam longos períodos de estiagem, com mais de 150 dias sem precipitações.
No entanto, o período chuvoso propriamente dito ainda não começou, mas não está longe. Com as chuvas, um problema antigo volta à tona: os alagamentos, que afetam diversas regiões do Distrito Federal (DF).
Para minimizar esses impactos, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tem reforçado orientações à população, principalmente no que diz respeito à separação do lixo.
O SLU recomenda que os moradores façam a separação entre lixo seco e reciclável em casa, além de colocarem os resíduos devidamente ensacados em frente às residências, seguindo o cronograma de coleta.
“Acondicionar adequadamente os resíduos sólidos é uma parte do morador, é a contribuição dele. Ele separa o lixo, tanto os resíduos orgânicos quanto os recicláveis. E a importância dessa separação é muito grande”, afirmou o subdiretor de Gestão e Limpeza Urbana do SLU, Everaldo Araújo.
Jogar lixo na rua é considerado crime ambiental, com multas que podem chegar a R$ 27 mil. Como parte das medidas de prevenção, o SLU instalou, em 2024, 65 novos equipamentos Papa-lixo em diferentes regiões do DF, totalizando 625 unidades em todo o Distrito Federal, além de 616 lixeiras convencionais.
O Governo do Distrito Federal (GDF) informou que está se preparando para a chegada das chuvas com a desobstrução de 3,5 mil quilômetros de redes de drenagem, incluindo 100 mil bocas de lobo espalhadas pelas regiões administrativas do DF, na tentativa de garantir que a água da chuva tenha o devido escoamento e evitar enchentes.
Dicas importantes para prevenir alagamentos e contribuir com a limpeza urbana:
- Separe corretamente o lixo: Faça a separação entre recicláveis e orgânicos. Respeite os dias e horários de coleta.
- Não jogue lixo nas ruas: Além de evitar entupimentos, isso ajuda a manter a cidade limpa. Lembre-se que jogar lixo em vias públicas é crime.
- Use os Papa-lixo: Verifique onde estão localizados os equipamentos em sua região e utilize-os adequadamente.
- Atenção às bocas de lobo: Caso perceba alguma obstruída, entre em contato com os órgãos responsáveis para manutenção.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.