O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) enfrenta uma carência de efetivo, com apenas 5.919 bombeiros atualmente, segundo levantamento do portal G1.
Esse número fica bem abaixo do total de 9.703 bombeiros que a legislação federal exige para garantir a segurança da população.
A Lei Federal 12.086/2009 fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal em 9.703 bombeiros militares de carreira, distribuídos nos quadros, qualificações, postos e graduações.
Desde o último concurso público, realizado em 2016, o CBMDF não organizou novas seleções. Naquela ocasião, o órgão ofereceu 779 vagas com salários que variavam entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil, incluindo funções como oficiais combatentes, médicos, cirurgiões-dentistas, motoristas e mecânicos.
Atualmente, o CBMDF ainda não definiu uma data para o próximo concurso, mas a corporação realiza uma análise para viabilizar a seleção de novos candidatos.
A situação crítica do efetivo levanta preocupações sobre a capacidade de resposta em emergências, destacando a urgência de ações para preencher as vagas necessárias.
Com a atual temporada de queimadas no Distrito Federal, o CBMDF se vê diante de um desafio adicional. Segundo o CBMDF, 558 militares são combatentes florestais e têm especialização na área.