Parte da estrutura do Porto da Terra Preta, em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, desabou na tarde desta segunda-feira (7). Flutuantes ao redor foram atingidos pelos destroços do barranco e pessoas estão desaparecidas.
Conforme informações de moradores, uma parte de uma fábrica de gelo também foi atingida. De acordo com o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (MPB), até o momento, não há registro de mortos.
Vídeos de moradores mostram uma grande cratera no entorno do que sobrou do Porto da Terra Preta. Moradores também relatam que parte do cimento segue no processo de desabamento.
“Tem carro lá embaixo, o porto e a balsa foram para o fundo. Caiu tudo. Mais de 200 pessoas desaparecidas, segundo os relatos. O chão está rachando. Simplesmente, vai desabar tudo. Pelo menos 15 barcos no fundo”, diz um dos moradores em um vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo a Defesa Civil, o porto é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), que respondeu que cuida apenas da ponte metálica. Os bombeiros já iniciaram as buscas
Desabamento anterior
Não é a primeira vez que o porto de Manacapuru sofre por desabamento. Um deslizamento de terra atingiu parte do porto de embarque e desembarque de mercadorias em Manacapuru, no interior do Amazonas há quase 1 ano atrás, no dia 11 de outubro de 2023.
Uma pessoa desapareceuna região de Terra Preta, segundo a Defesa Civil. O pescador Raimundo Nonato Mendes, que teve sua canoa destruída pelo deslizamento, descreveu o cenário como devastador: “Chegamos e já estava tudo destruído. Todo ano tem deslizamento, mas agora foi no porto do Paraná. Tem um menino desaparecido, acho que está morto. Temo pela minha família.”
A área já havia sido monitorada pelo poder público devido a ocorrências anteriores de deslizamentos. Equipes do Corpo de Bombeiros do Amazonas foram acionadas para realizar as buscas pelo desaparecido com apoio de mergulhadores. No mesmo dia, outro deslizamento ocorreu em Itacoatiara, afetando o porto da cidade.