Manaus vive, neste sábado (12), intensas demonstrações de fé com os festejos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Desde as primeiras horas da manhã, os festejos na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizada na Zona Sul de Manaus, atraíram fiéis e devotos.

As celebrações continuarão até o final da tarde, com a tradicional procissão que percorrerá as ruas da capital amazonense. A festividade será encerrada com uma missa solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque.

Padroeira do Brasil

A história de Nossa Senhora Aparecida inicia em 1717, quando pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves descobriram a imagem da Padroeira do Brasil nas águas do Rio Paraíba, próximo ao Porto de Itaguaçu, em Guaratinguetá, São Paulo.

Eles estavam há dias sem conseguir pescar e tinham a missão de levar peixe para a recepção do Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, que passava pela cidade na época.

Movidos pela esperança, os pescadores rezaram pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que sua pesca fosse abundante.

Quando estavam prestes a desistir, João Alves lançou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida.

Emocionado, ele arremessou a rede mais uma vez e conseguiu pescar a cabeça da imagem. A partir desse momento, o milagre aconteceu: as redes se encheram de peixes, gerando preocupação com o risco de o barco virar e perder toda a captura.