O Governo do Distrito Federal (GDF) está reconsiderando suas polêmicas decisões sobre o Eixão do Lazer, um espaço que atrai milhares de pessoas aos domingos e feriados.

O novo Plano de Uso e Ocupação, apresentado à Casa Civil, sugere liberar a venda de bebidas alcoólicas e a instalação de food trucks, transformando ainda mais esse local dedicado ao esporte e à cultura.

Fauzi Nacfur Júnior, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), confirmou que a proposta está em análise.

Em setembro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou um decreto que regulamenta o uso do Eixão, permitindo atividades como caminhadas, corridas e passeios de bicicleta entre as 6h e as 18h.

Agora, o novo plano pode abrir as portas para a comercialização de alimentos e bebidas. Enquanto o GDF não aprova as novas regras, o DER-DF concederá autorizações temporárias para a venda de produtos no local.

Ibaneis ressaltou que a intenção do decreto é “organizar a ocupação do Eixão do Lazer”, garantindo um ambiente mais funcional para todos.

A proposta do novo plano também inclui um espaço para apresentações musicais, que ficará localizado entre as quadras 206 e 211 Norte.

Nacfur revelou que o projeto será anunciado em breve, mas, antes, duas leis que regulam a atuação de ambulantes e food trucks precisam ser ajustadas.

O documento já chegou à Casa Civil e está sendo avaliado pelo governador. O secretário Gustavo Rocha confirmou que está em análise e pode trazer mudanças significativas para o Eixão do Lazer.

A discussão sobre o uso do Eixão ganhou força em 1º de setembro, quando ambulantes foram surpreendidos por agentes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), apoiados pelo DER-DF e pela Polícia Militar.

Na ocasião, o governador afirmou que a operação visava atender a reclamações de moradores, buscando organizar o comércio e regularizar as atividades no local.