Campeão brasileiro de boxe e ex-lutador, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, em São Paulo.

Um dos principais ícones do boxe no Brasil, Maguila teve o ápice da carreira entre os anos 1980 e 1990. De 85 lutas, ele venceu 77, sendo 61 por nocaute.

O ex-lutador encerrou a carreira em 2000. Desde 2017, estava internado com encefalopatia traumática crônica (ETC), doença incurável resultante dos golpes na cabeça durante a carreira no boxe.

Quem era Maguila

Nascido em Aracaju, capital de Sergipe, em 1958, Maguila mudou-se para São Paulo em 1972. Enfrentou dificuldades ao lado da família e, antes de se tornar boxeador, trabalhou como pedreiro e segurança.

Começou a treinar boxe aos 20 anos. O talento, junto da disciplina e dos treinamentos, levou-o a ficar conhecido como o maior lutador da categoria “peso-pesado” do Brasil.

Ao longo da carreira, ganhou os títulos de campeão brasileiro, sul-americano e mundial. Maguila viveu em uma clínica no interior paulista nos últimos anos de vida.