Ícone do site Portal Norte

Em Manaus, seca revela ‘parque’ às margens do Rio Negro e chama atenção da web

Seca do Rio Negro expõe 'parques' - Foto: Reprodução/Instagram e João Dejacy

Um “parque” se formou às margens do Rio Negro, na cidade de Manaus, por conta de seca histórica de 2024. A larga extensão de grama verde chamou a atenção dos internautas e vídeos virais tomaram conta da internet.

Uma imagem, compartilhada pela página Manaus Memes, mostra detalhes da área, a qual compararam aos “parques na Europa”. A correlação feita pelo autor do vídeo virou piada nas redes sociais, com internautas ironizando a declaração.

“O tanto de ‘mucuim‘ que deve ter nesse mato não deve estar descrito”, brincou uma internauta. “Da hora correr por aí e pisar em uma ossada”, disse outro.

Veja:

O que é mucuim?

Mucuim é um termo utilizado em algumas regiões do Brasil, especialmente no norte, para se referir a um tipo de árcaro. Ele é a larva do carrapato-estrela, que parasitam cachorros, bois e até humanos, causando coceiras persistentes.

Normalmente, os mucuins habitam ambientes com vegetação rasteira e arbustiva. Estes “bichinhos” ficam a espera de um hospedeiro, a fim de que possam se alimentar. Depois disso, é natural que se soltem e voltem ao ciclo.

Seca no Rio Negro em Manaus

Após 11 dias de aumento, o nível do Rio Negro em Manaus está em queda, marcando o quarto dia consecutivo de redução em um fenômeno conhecido como “repiquete”. Nesta segunda-feira (28), a profundidade do rio foi registrada em 12,29 metros.

Anteriormente, o rio havia atingido seu nível mais baixo em 9 de outubro, com 12,11 metros, e teve um aumento de 39 centímetros entre 13 e 23 de outubro. Contudo, entre 24 e 28 de outubro, o nível caiu 21 centímetros, indicando que a seca persiste e que os níveis continuam abaixo do normal para a época.

Sair da versão mobile