Brasília foi pioneira ao ter, nas décadas de 70 e 80, a única piscina com ondas de toda a América Latina, localizada no Parque da Cidade, no estacionamento 7.
Com ondas de até um metro de altura, o local atraía cerca de 10 mil pessoas nos fins de semana, mas foi desativado em 1997.
Após muitos anos, a revitalização da piscina está prestes a começar. Foi emitida a ordem de serviço para que a empresa Engemil – Engenharia, Empreendimentos, Manutenção e Instalações Ltda. execute os projetos de reforma da piscina com ondas.
O edital estabelece que as fases iniciais envolverão a elaboração dos projetos básicos e executivos de arquitetura e engenharia, cada um com um prazo de cerca de 120 dias.
Após essa etapa, a execução da obra terá um prazo de 630 dias. O investimento total será de R$ 18 milhões.
Fernando Leite, presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), afirmou: “Estamos falando de um novo empreendimento no modelo parque aquático. Uma estrutura completamente renovada que vai fomentar o turismo e aquecer a economia do DF.”
A reforma incluirá a ampliação do espaço, o restauro e a construção de novos equipamentos, além da instalação de brinquedos aquáticos.
O complexo aquático contará com uma piscina de ondas, um rio lento, uma piscina infantil (baby e kids) e outras edificações.
A revitalização da piscina promete não só resgatar uma parte importante da história de Brasília, mas também atrair visitantes e movimentar a economia local.