Um transformador explodiu e causou incêndio que atingiu carros durante a madrugada desta segunda-feira (4), por volta das 1h40, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus.
Após a explosão, o fogo se espalhou e destruiu dois veículos que estavam no local. Conforme relatos dos moradores, o barulho foi tão intenso que acordou toda a vizinhança.
“Foi uma explosão muito alta. Quando saímos na rua, o transformador já estava em chamas e não houve tempo para retirar os veículos. Fios de alta tensão caíram no chão, tornando perigoso se aproximar”, relatou uma das vítimas.
Prejuízos do incêndio
Imagens registradas pelos moradores mostram o momento em que o incêndio atinge os veículos e os fios do transformador em frente a uma residência de três andares, em Manaus.
Os veículos afetados, incluindo um EcoSport 2011, ficaram completamente destruídos. Apesar do susto, o fogo não atingiu nenhuma casa.
De acordo com informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que esteve no local, as chamas foram rapidamente controladas.
“Ao chegarem, os bombeiros fizeram o controle das chamas e a concessionária de energia elétrica foi acionada.”, diz a nota.
Fornecimento de energia elétrica
Até a manhã desta segunda-feira, a concessionária Amazonas Energia ainda não tinha realizado os reparos necessários na rede elétrica. Os moradores, que estão há mais de 12 horas sem fornecimento de energia, reclamam da falta de fiscalização e dos problemas recorrentes.
“Estávamos todos dormindo quando ouvimos o barulho, e todo mundo acordou assustado e desesperado. Não é a primeira vez que esse transformador apresenta problemas. No dia 15 de outubro, trocaram após uma explosão”, relatou Marcela, uma das moradoras afetadas pelo incêndio no local.
Além de atingir carros, o incêndio também deixou a região sem internet. A moradora ressaltou que a situação levantou preocupações sobre a segurança das instalações elétricas na área.
Marcela criticou a lentidão da resposta da concessionária, que havia sido acionada durante a madrugada.
“Acionamos a empresa durante a madrugada, mas as equipes só apareceram no local quase uma hora da tarde. Agora aconteceu o pior: queimou o carro e não serve mais para nada. Nossa preocupação é até onde vai o descaso da concessionária”, lamentou.