Um mutirão de limpeza nas ruas do Itapoã, no Distrito Federal, iniciado em 29 de outubro, já retirou mais de 1,5 mil toneladas de resíduos da região. A ação, organizada pela Administração Regional do Itapoã com apoio do GDF Presente e outros órgãos do Distrito Federal, visa combater o descarte irregular de lixo, reduzindo os focos de proliferação do mosquito da dengue.

A mobilização começou no bairro Fazendinha e seguirá para o condomínio Del Lago 2 na próxima semana.

“O objetivo maior é fazer a limpeza da nossa cidade para combater esses criadouros do mosquito”, explicou Josiane Freitas, coordenadora de licenciamento e obras do Itapoã.

A ação também conta com a colaboração da Vigilância Ambiental, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal).

Moradores como Maria Eunice, que participou ao lado da família, ficaram aliviados em se livrar de móveis antigos e entulhos que poderiam acumular água. “Agora estou mais tranquila de saber que esses materiais foram descartados corretamente”, afirmou.

De acordo com o GDF, os locais de mobilização são definidos por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF), que identifica os principais pontos com mais casos de dengue.