Cerca de 195 mil beneficiários do Bolsa Família não realizaram o acompanhamento de saúde referente a segunda vigência (semestre) de 2024. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Esse número representa 55,25% do público-alvo, formado por gestantes, mulheres e crianças.
Quem não cumprir essa exigência pode ter o benefício bloqueado, suspenso ou cancelado.
O Distrito Federal possui mais de 350 mil beneficiários do programa no perfil Saúde, que inclui mulheres de 14 a 44 anos e crianças, sendo que cerca de 95 mil têm menos de 7 anos.
No entanto, apenas 44,75% dos beneficiários cumpriram a exigência, colocando o DF nas últimas posições do ranking nacional.
O acompanhamento de saúde é essencial não apenas para manter o benefício, mas também para garantir o bem-estar das famílias participantes.
Christiane Viana, coordenadora distrital do Bolsa Família na SES-DF, destacou: “Asseguramos o acesso a esses serviços de saúde vitais às mulheres do programa, monitorando o cumprimento dos requisitos e buscando melhorias contínuas.”
As gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos devem comparecer às 176 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF para realizar o acompanhamento.
Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do Bolsa Família. Gestantes devem levar a caderneta de pré-natal e crianças, o cartão vacinal.
*Com informações da Secretaria de Saúde