O Distrito Federal (DF) terá um espaço para celebrar um grande festival com objetivo de exaltar a cultura afro-brasileira no Dia da Consciência Negra. Foram anunciados três dias de festa, que começará no dia 18 e acabará em 20 de novembro. De acordo com a Agência Brasília, o festival teve um investimento total de R$ 6 milhões.

No festival, os cidadãos poderão aproveitar palestras, gastronomia, moda e música.

Confira as atrações que estão confimadas nos dias de celebração:

  • Segunda-feira (18): Ellen Oléria, Marcelo Falcão e Nação Zumbi
  • Terça-feira (19): Dhi Ribeiro, Seu Jorge e Raça Negra
  • Quarta-feira (20): Olodum, Vanessa da Mata e Tribo da Periferia

Todos os shows são gratuitos, contudo, é necessário retirar o ingresso antecipadamente através da plataforma Sympla (www.sympla.com.br/evento/consciencia-negra-2024)

“Neste momento histórico, é muito importante a gente ter na capital da República um dia realmente emblemático, um dia que valoriza esta celebração e, por isso, seguindo a orientação do governador Ibaneis Rocha, a gente tem avançado, inclusive, para que seja publicado um decreto que estabeleça o reconhecimento oficial do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como uma manifestação cultural popular democrática.”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, durante uma coletiva de impresa no Palácio do Buriti.

Além disso, o secretário afirmou que a celebração não acontecerá apenas este ano. “É algo que vai permanecer como uma política pública de conscientização, de luta, de respeito”, declarou.

No DF, o festival Consciência Negra 2024, além das atrações musicais, contará com palestras de figuras nacionais, como o rapper MV Bill; venda de pratos assinados pelo chef Edilson Oliveira e de doces e sucos preparados por comunidades quilombolas.

Além disso, os cidadão vão poder aproveitar uma feira chamada Afro Brasília, onde serão oferecidas peças de moda afro e produtos criados por artesãos e empreendedores afro-brasileiros.

As crianças também terão espaço com peças de teatro, contação de histórias, atividades pedagógicas e brinquedos infláveis. Estudantes da rede pública participarão em atividades como aulas de dança, capoeira e hip-hop.

Na segunda e na terça-feira, as atividades começarão às 9h, enquanto na quarta-feira a programação terá início às 10h.