A Polícia Militar (PM) localizou Manoel Lima, de 78 anos, em uma área de mata de Arraias, com ajuda de uma força-tarefa neste domingo (17). Ele estava desaparecido desde às 17 horas do último sábado (16).

A busca inicial da polícia, ainda no sábado, começou somente às 23 horas, quando a família recorreu ao órgão, após não ter sucesso nas buscas próprias pelo idoso.

Devido à baixa luminosidade do horário e para cumprir protocolos de segurança, interromperam as buscas pela noite e retomaram domingo (17), pela manhã.

Estratégias da PM em Arraias

Para aumentar as chances de localizar Manoel, as equipes de busca se dividiram para cobrir as rotas prováveis usadas pelo idoso.

Durante o resgate, o corpo de bombeiros de Dianópolis foi acionado e ofereceu equipamentos de suporte para a busca, como drones, cães farejadores e câmeras térmicas.

Gleidison Carvalho, Tenente-coronel da PM, destacou a importância da coordenação de atividades.

O Tenente-coronel afirmou que sem a articulação adequada  sem articulação adequada, o risco de novas ocorrências aumenta.

Estado de saúde do idoso desaparecido

A polícia militar encontrou Manoel caminhando desorientado às margens de uma estrada de terra.

Após resgate, a equipe da PM avaliou o estado de saúde do idoso, que se encontrava sem hipotermia, desidratação, exaustão ou qualquer tipo de ferimento.

Em depoimento, Manoel contou que tentou encontrar o caminho de volta para sua casa durante a noite, mas não obteve êxito.

O Tenente-coronel Gleidson comentou que situações como essa estão se tornando mais e mais comuns no Tocantins.

Como resposta a essa crescente, a polícia está incorporando protocolos mais eficazes em casos de desaparecimento, mesclando tecnologia, trabalho em equipe e colaboração da comunidade.

Caso similar em 2023

Encontraram Lourenço Gomes de Oliveira, de 84 anos, morto em um bueiro neste domingo (15), em Paraíso do Tocantins. Desaparecido desde as 16h daquela dara, familiares relataram tê-lo visto pela última vez próximo ao local.

Polícia Militar e Bombeiros resgataram o corpo preso em um galho. Relembre caso aqui.