A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e a Universidade de Brasília (UnB) assinaram, nesta segunda-feira (18), um protocolo para criar a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) Escola no DF.

O novo modelo integrará ensino, pesquisa e atendimento, oferecendo campo de prática para estudantes de saúde e ampliando os serviços para a população.

As UBSs Escola, regulamentadas pela Portaria n.º 77/2017, reúnem ações de saúde, formação acadêmica e inovação tecnológica. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou os benefícios do projeto.

“É um espaço que irá auxiliar tanto alunos como pacientes. Nele, teremos as etapas técnica, científica e cultural. Vamos cuidar da saúde das pessoas. Teremos qualificação, crescimento, quebra de barreiras e rompimento de bolhas. O objetivo é trabalhar essa vocação para os hospitais”, afirmou.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, reforçou a importância da iniciativa. “A UBS Escola é um avanço. Para preservar a saúde do DF, precisamos também cuidar da saúde de quem está aqui dentro [na UnB]. Ela será um elo entre a universidade e a população. É uma construção da área técnica, principalmente”, ressaltou.

Desde 2022, a SES-DF e a UnB trabalham juntas para viabilizar o projeto. Sandra Araújo, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, explicou que a unidade ajudará na formação de profissionais mais capacitados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa construção será riquíssima e vai nos dar luz para muitas outras unidades de excelência”, afirmou.