A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza, neste sábado (23), o Dia de Combate à Dengue. A iniciativa convida os moradores do DF a se mobilizarem contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, eliminando focos de água parada e reforçando a prevenção.
Entre os principais criadouros do inseto estão recipientes como potes, vasos de plantas, pneus, garrafas PET, calhas, tampinhas de garrafa e outros objetos que acumulam água.
Para evitar a proliferação, a SES-DF orienta a população a tampar bem caixas-d’água, tonéis e barris, colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas, amarrar sacos de lixo e descartar corretamente entulhos e materiais recicláveis.
Vacina contra a dengue está disponível no DF
Além das ações de prevenção, a Secretaria de Saúde oferece a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Os interessados podem conferir a lista de postos abertos e os horários de funcionamento no site da SES-DF.
Campanha nacional incentiva ações simples e eficazes
Em 2024, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”. A iniciativa incentiva os brasileiros a dedicarem pelo menos 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito e a receberem agentes comunitários de saúde que ajudam a identificar e combater focos.
Principais sintomas da dengue
É essencial ficar atento aos sintomas da doença, que incluem:
- Febre alta;
- Dores musculares e articulares;
- Manchas vermelhas na pele;
- Dor de cabeça ou atrás dos olhos.
Ao identificar esses sinais, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Prevenir a dengue é rápido, simples e salva vidas!