A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) dá início, nesta segunda-feira (25), à campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue.
Com o tema “Hoje é um lindo dia para salvar vidas”, a ação celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, e promove uma série de atividades para sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores da FHB, Kelly Barbi, a campanha é uma oportunidade para reconhecer aqueles que, com seu gesto, salvam vidas.
Como doar sangue: requisitos e tipos mais necessários
Para se tornar um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar com boa saúde. O Hemocentro orienta que quem passou por cirurgia recente, exames endoscópicos ou está se recuperando de uma doença consulte o site da instituição antes de agendar a doação.
Neste momento, os tipos sanguíneos mais necessários são O positivo, O negativo, B positivo e A negativo, mas todos os tipos são bem-vindos.
A FHB realiza atendimentos agendados e espontâneos, conforme a capacidade diária de atendimento.
Atividades da campanha e programação especial
A programação começa no domingo (24), com a participação no Mitzvah Day, evento da comunidade judaica voltado ao voluntariado.
Durante a ação, materiais informativos serão distribuídos no Eixão do Lazer para conscientizar a população sobre a importância da doação.
A Semana Nacional do Doador de Sangue segue até sexta-feira (29) com uma série de atividades para os doadores, como a distribuição de mudas e plantas nativas do projeto Ethos do Cerrado, sessões de massagem e reflexologia promovidas pelo Grupo Fuji e apresentações musicais.
Na terça-feira (26), a campanha contará com uma doação coletiva organizada pela torcida do Atlético Mineiro.
Iluminação especial em homenagem aos doadores
Para reforçar a importância da doação, monumentos e prédios públicos do Plano Piloto, como o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o BRB e o Detran-DF, estarão iluminados com a cor vermelha durante toda a semana.
Estoques de sangue e como agendar sua doação
O Hemocentro de Brasília precisa de uma média de 180 doações diárias para atender a rede pública de saúde do Distrito Federal, incluindo instituições como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
Atualmente, a média de doações diárias é de 170. Para agendar sua doação, basta acessar o site agenda.df.gov.br ou ligar para o telefone 160, opção 2.
Também é possível realizar a doação sem agendamento, respeitando a capacidade máxima de atendimento do dia.
Cuidados antes de doar sangue
Quem teve gripe deve esperar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas. Já quem teve Covid-19 deve aguardar 10 dias, desde que esteja sem sequelas.
Se a pessoa for assintomática, o prazo começa a contar a partir da data do exame. Para quem foi diagnosticado com dengue clássica, o prazo de espera é de 30 dias; para a dengue hemorrágica, seis meses.
*Com informações do Hemocentro