Nesta sexta-feira (29) 800 novos servidores foram nomeados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para reforçar o combate à dengue e outras arboviroses na capital.

São 400 agentes de vigilância ambiental em saúde (Avas) e 400 agentes comunitários de saúde (ACSs), que já estão aptos a realizar visitas domiciliares e comunitárias, além de atuar nos serviços de atenção básica.

A cerimônia de assinatura do decreto de nomeação aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença do governador Ibaneis Rocha.

Durante o evento, Ibaneis destacou a importância do trabalho dos novos servidores e reforçou o compromisso do governo com a saúde pública.

“Estamos aqui, na data de hoje, nomeando vocês todos para essa missão, que é uma missão de pátria, uma missão de cuidar das pessoas – a mais importante da vida da gente”, afirmou.

A vice-governadora Celina Leão também celebrou a nomeação, destacando que a medida vai fortalecer as ações de prevenção e combate à dengue, especialmente no período de chuvas.

Os novos agentes atuarão nas regiões com maior demanda, como Oeste, Sudeste e Norte, conforme explicou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Além disso, o GDF tem intensificado o uso de tecnologias no controle de focos do mosquito transmissor, como a implementação de estações de larvicida e o uso de um novo aplicativo para monitoramento de endemias.

*Com informações da Agência Brasília