O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está reforçando a sinalização nas principais vias do Distrito Federal.
Durante dezembro, mais de 5 mil novas placas de endereçamento serão instaladas em Sobradinho, Planaltina e Brazlândia, com o objetivo de melhorar a mobilidade para motoristas e pedestres.
Sobradinho e Planaltina receberão 2,5 mil placas cada, enquanto Brazlândia terá 1,5 mil. O projeto, que conta com um investimento de R$ 5 milhões, busca facilitar a navegação e a localização nas cidades.
“Cada placa tem informações específicas, com tamanho e formato definidos para otimizar a navegação pela cidade”, afirma Jefferson Oliveira, diretor de Produção Industrial e Sinalização do DER.
Plano de modernização atinge todo o DF
A iniciativa faz parte de um investimento total de R$ 32,3 milhões para modernizar e manter a sinalização em todas as 35 regiões administrativas do DF.
Até o final do ano, a previsão é de que 20 mil novas sinalizações sejam fixadas, com continuidade do programa em 2025.
Além das regiões de Sobradinho, Planaltina e Brazlândia, outras áreas como Itapoã e Riacho Fundo II receberão, juntas, 2,5 mil placas ainda em dezembro.
Regiões como Paranoá, Santa Maria, Gama e Samambaia também estão no cronograma de renovação da sinalização.
Benefícios para a população e serviços públicos
Jefferson Oliveira destaca que a renovação da sinalização não apenas facilita a mobilidade, mas também melhora a segurança e eficiência de serviços de emergência.
“Além de modernizar a sinalização da cidade, estamos promovendo dignidade para o cidadão, pois facilita a localização de endereços, beneficiando não só a população, mas também os serviços públicos, como ambulâncias e viaturas policiais”, afirma.
Os novos emplacamentos são definidos com base em estudos realizados pela empresa Sinales, contratada para mapear e identificar áreas prioritárias. Após a aprovação do DER-DF, as placas são produzidas e instaladas conforme padrões técnicos.
Os moradores podem solicitar a instalação de placas de endereçamento, além de serviços como poda de árvores e recapeamento, por meio da Ouvidoria ou do portal Participa DF. O site também permite registrar elogios, reclamações e dúvidas sobre serviços públicos.