Ícone do site Portal Norte

Hospital no DF é premiado por modelo obstétrico inovador

Projeto do HRSam é premiado por humanização no parto - Foto: Foto: Mariana Raphael/Agência Saúde-DF

Projeto do HRSam é premiado por humanização no parto - Foto: Foto: Mariana Raphael/Agência Saúde-DF

A equipe do Centro Obstétrico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), no Disitrito Federal (DF), foi premiada na 19ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O projeto “Modelo de assistência colaborativa entre médicos e enfermeiros obstetras em um hospital do Distrito Federal” foi destacado na modalidade de gestão e planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prêmio reconheceu a implementação da enfermagem obstétrica no HRSam, iniciada em 2021, que resultou em um modelo de assistência compartilhada entre médicos e enfermeiros obstetras.

Essa mudança aumentou a autonomia dos enfermeiros no acompanhamento dos partos, o que contribuiu para a humanização do atendimento e melhorou a qualidade do cuidado e o tempo de recuperação das puérperas.

A gestão reorganizou as funções, com os médicos responsáveis pelos casos mais complexos e os enfermeiros obstetras pelos partos de risco habitual.

Entre os resultados, destaca-se a redução das episiotomias, procedimento cirúrgico invasivo utilizado para facilitar o parto, mas que não deve ser rotineiro.

O HRSam é referência para gestantes com 37 semanas ou mais e se destacou como o hospital líder em partos assistidos por enfermeiros obstetras no DF, com 1.261 partos registrados em 2023.

A equipe inclui médicos obstetras, neonatologistas, anestesistas, enfermeiros obstétricos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, todos comprometidos com a humanização do parto.

Gisella Souza, chefe do Centro Obstétrico, destacou o impacto da enfermagem obstétrica no cuidado humanizado, com práticas não farmacológicas para alívio da dor, como o uso de bolas, compressas quentes, massagens e incentivo à caminhada durante o trabalho de parto.

Com sua abordagem inovadora e focada no bem-estar da gestante, o HRSam continua a ser um exemplo de excelência no atendimento obstétrico no Distrito Federal.

*Com informações da SES-DF

Sair da versão mobile