Nesta semana, viralizou nas redes sociais um vídeo de um jacaré-açu, a espécie considerada mais perigosa da Amazônia, tentando atacar um barco de pescadores no interior de Rondônia.

Em imagens registradas, é possível ver o momento em que o réptil se aproxima, a fim de intimidá-los. Em seguida, ele mergulha para empurrar a embarcação e “dar o bote”.

O caso aconteceu em setembro de 2023, no entanto, voltou a circular na web por ser uma situação perigosa com o maior animal de água doce.

Os crocodilianos apresentam um comportamento altamente territorial, defendendo suas áreas contra qualquer possível ameaça.

Em situações mais extremas, como demonstrado no vídeo em Rondônia, o jacaré podem avançar contra o barco e até sair da água para atacar.

Ele pode chegar até seis metros e é extremamente feroz. Além disso, costumam viver em lagos e comem, de preferência, peixes, mas também outras espécies.

Assista:

Em novembro deste ano, um caso semelhante chamou a atenção de internautas e rondonienses. Um jacaré, aparentemente da espécie açu, atacou um boto cor-de-rosa no Rio Guaporé, em Rondônia.

No vídeo, um homem registrou o boto já sem vida. Nelas, ele exibe marcas de mordidas, enquanto o jacaré se afastava do local.

Dono da Pousada Nova Vida, localizada em São Francisco do Guaporé, a mais de 100 km de Costa Marques, em Rondônia, Rozo relatou que presenciou o ataque e capturou o momento exato em que o réptil atacou o boto.