Ícone do site Portal Norte

Moradores do Acre terão chance de observar chuva de meteoros nesta sexta (13); saiba mais

Acre chuva meteoros-capa

A Geminídea será visível em todo o Brasil - Foto: Wikimedia Commons.

Os moradores do Acre poderão observar a chuva de meteoros Geminídeas nesta sexta-feira (13), um dos fenômenos astronômicos mais esperados do ano. Visível a olho nu em diversas regiões do estado, o evento promete um espetáculo de luzes no céu.

Considerada uma das chuvas de meteoros mais intensas, a Geminídea será visível em todo o Brasil. O fenômeno, que pode gerar até 150 meteoros por hora, começará no Acre às 21h30.

Sua origem está no asteroide 3200 Phaethon, o que a torna única, já que a maioria das chuvas de meteoros é associada a cometas.

À medida que os fragmentos do asteroide entram na atmosfera terrestre a 34 km/s, formam rastros luminosos que serão visíveis sem a necessidade de equipamentos especiais.

Para melhor visualização, recomenda-se procurar um local com pouca iluminação e observar na direção nordeste, onde se encontra a constelação de Gêmeos, ponto de origem dos meteoros. As estrelas Castor e Pollux podem ajudar a identificar o local ideal.

Os horários de pico variam conforme a região:

Apesar da luz da Lua, a intensidade e o brilho dos meteoros (magnitude 2.6) garantirão um espetáculo notável, sendo um dos últimos grandes eventos astronômicos de 2024.

Ademais, o mês de novembro também contou com chuva de meteoro e superluas.

O que são chuvas de meteoros que serão visíveis no Acre?

Uma chuva de meteoros é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Terra passa pela trilha de detritos deixada por um cometa.

Ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, esses fragmentos cósmicos, chamados de meteoroides, se incendeiam devido ao atrito, criando os famosos “estrelos cadentes”.

Por fim, o que se vê no céu não é o meteoro em si, mas a luz emitida quando ele se desintegra na atmosfera. Essa luz é causada pelo aquecimento do meteoro devido ao atrito com o ar.

Sair da versão mobile