A Marinha do Brasil abre, nesta terça-feira (17), as inscrições para o Processo Seletivo de Serviço Militar Voluntário destinado a Oficiais Temporários. Em 2024, a seletiva oferta vagas para nível Superior em diversos pontos do Brasil, incluindo Manaus.
As vagas atendem tanto participantes homens como também mulheres. O Processo Seletivo da Marinha possui alguns requisitos, entre os quais se destacam: ser brasileiro nato e ter, no máximo, 41 anos até a data de incorporação.
Vagas no Processo Seletivo da Marinha
Confira a distribuição das vagas oferecidas no Processo Seletivo da Marinha:
- Inspetor Naval – Nível 1: 1 vaga
- Vistoriador Naval – Nível 1: 1 vaga
- Engenharia Mecânica: 1 vaga
- Engenharia de Telecomunicações: 1 vaga
- História (Licenciatura): 1 vaga
- Ciências Contábeis: 1 vaga
- Odontologia (Pediatria): 1 vaga
- Odontologia (Prótese Dentária): 1 vaga
- Medicina (Cirurgia Geral): 1 vaga
Para a habilitação de Inspetor Naval – Nível 1, é necessário possuir curso superior em Bacharelado em Ciências Náuticas (Máquinas ou Náutica).
Para a habilitação de Vistoriador Naval – Nível 1, são aceitos cursos superiores em Engenharia Naval, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Construção Naval ou Tecnologia em Sistemas de Navegação.
Como se inscrever?
Os interessados devêm se inscrever, exclusivamente, pelo site do Comando do 9º Distrito Naval. O prazo de inscrição começa nesta terça-feira (17) e segue até às 23h59 do dia 6 de janeiro de 2025 no horário de Brasília.
Para participar da seletiva, os candidatos precisam pagar uma taxa de R$ 140. O Processo Seletivo inicia com uma prova objetiva, que tem caráter eliminatório e classificatório.
Etapas da seletiva
O Processo Seletivo da Marinha é composto por diversas etapas, que visam avaliar e selecionar os candidatos de forma criteriosa. As etapas são as seguintes:
- Prova Objetiva (PO) de Língua Portuguesa: de caráter eliminatório e classificatório;
- Verificação de Dados Biográficos (VDB) e Verificação Documental (VD): ambas de caráter eliminatório;
- Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório;
- Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i): de caráter eliminatório;
- Prova de Títulos (PT): de caráter classificatório; e
- Designação à incorporação.
Cada fase é essencial para garantir que os candidatos atendam aos critérios exigidos pela Marinha e estejam aptos a desempenhar suas funções.