Circula nas redes sociais um vídeo impressionante de uma nuvem gigante cobrindo o céu de Oliveira de Fátima, em Tocantins. Quem capturou o momento, que aconteceu na última segunda-feira (16), foi o morador Bento Lopes.
Em seu Instagram, ele compartilhou: “Tive a oportunidade de registrar esse lindo fenômeno”. Mais tarde, descobriu-se que o evento se tratava de uma “nuvem de prateleira”, que costuma indicar a chegada de chuvas.
O responsável pela gravação disse que, na mesma data, chegou a cair uma chuva na cidade.
O que é a “nuvem de prateleira”, fenômeno no Tocantins?
Ao G1, a meteorologista Elizabete Ferreira explicou que o fenômeno se forma como um aviso de que, em breve, deve cair chuva. Além disso, ela explicou que esse tipo de evento não é comum, mas que Tocantins está com o clima favorável a isso.
A especialista explicou que a “nuvem de prateleira” se forma por conta da diferença de temperatura do solo, mais aquecida, com ventos frios.
“Então, está frio e está com rajada de vento. Aí acaba ocasionando essa condição de ‘nuvem prateleira’, que parece uma onda. Você vê ali essas camadas até diferenciadas, que você vem se aproximando. Então, tem essa condição em termos diferenças de temperatura, com umidade e também o vento, que favorece esse aparecimento”, disse.