A saúde mental das gestantes no Distrito Federal (DF) ganha um novo aliado com a sanção da Lei nº 7.620/2024, que estabelece diretrizes para o Programa de Pré-Natal Psicológico.

A iniciativa, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), busca prevenir transtornos psíquicos durante a gestação e o puerpério, fortalecendo a política de humanização do parto e da maternidade.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o programa representa um avanço significativo.

“Essa medida fortalece o compromisso do GDF e da Secretaria de Saúde (SES-DF) com a saúde mental da gestante durante um período tão importante. É preciso ter em mente que as mulheres, que são as que mais cuidam, também precisam ser cuidadas”, afirmou.

Principais objetivos do programa

O Programa de Pré-Natal Psicológico tem como foco:

  • Psicoeducação sobre maternidade: preparo para o parto e o pós-parto.
  • Promoção do bem-estar emocional: assistência psicológica continuada no pré e pós-natal.
  • Fortalecimento da rede de apoio: incentivo à participação de familiares e amigos.

As atividades serão realizadas preferencialmente em grupos, favorecendo a troca de experiências entre gestantes e o fortalecimento de laços.

Além disso, a gestante poderá solicitar acompanhamento psicológico durante o trabalho de parto, sujeito à disponibilidade do hospital.

Casos sensíveis, como natimortos ou diagnósticos de síndromes, terão atendimento psicológico prioritário com uma equipe multidisciplinar.

Saúde mental e gestação: um desafio urgente

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% das mulheres enfrentam problemas de saúde mental durante a gravidez ou o pós-parto.

Dados como esse evidenciam a importância de iniciativas como o Programa de Pré-Natal Psicológico.

Para a psicóloga Carolina Leão, da Gerência de Serviços de Psicologia da SES, o programa é um marco essencial.

“As mulheres na perinatalidade são até dez vezes mais suscetíveis ao adoecimento mental, destacando a necessidade urgente de um suporte especializado que leve em consideração as particularidades emocionais desse períodos.”

Capacitação profissional

Como parte das ações para implementar o programa, a SES-DF iniciou o curso Parto do Princípio: Saúde Mental Perinatal e Parental, que prepara profissionais de saúde para oferecer um cuidado mais integrado e humanizado.

Com prazo de 90 dias para regulamentação, o Programa de Pré-Natal Psicológico promete ser um divisor de águas no cuidado às gestantes do DF, promovendo não apenas saúde física, mas também emocional para mães e famílias.

*Com informações da Secretaria de Saúde