Na última quinta-feira (2), um homem denunciou a concessionária Tropical Fiat, em Boa Vista, de racismo. Através das redes sociais, a vítima postou um vídeo explicando a situação.

No registro, o homem alega que nenhum dos vendedores do estabelecimento o atenderam por conta de ser negro. Além disso, o cliente relata que não os atendentes não o receberam porque vestia bermuda e chinelo.

Confira o vídeo:

A Constituição Federal de 1988 define o racismo como crime inafiançável e imprescritível no Brasil.

As penas para o crime de racismo variam de 1 a 5 anos de reclusão, dependendo da conduta específica, como negar acesso a emprego, recusar atendimento ou impedir o ingresso em estabelecimentos públicos ou privados.

Tropical Fiat se pronuncia por meio de nota

Por meio de nota, a concessionária Tropical Fiat de Boa Vista afirmou que o vídeo divulgado não condiz com a realidade. A loja ainda afirma não compactuar com qualquer tipo de discriminação, preconceito ou exclusão.

“Repudiamos veementemente tais acusações e reafirmamos nosso compromisso inegociável om a diversidade, inclusão e respeito às diferenças, em todas as suas formas, valores esses que norteiam nossas práticas e políticas internas. Acreditamos que todos os indivíduos merecem respeito, dignidade e igualdade de oportunidades.”, afirmou a loja.

Veja o pronunciamento completo: