Moradores do bairro Praça 14, localizado na zona sul de Manaus, temem alagamentos e deslizamentos de terra. Com a temporada de chuvas no Amazonas, que devem seguir até março, a preocupação se intensifica.

Em entrevista ao Portal Norte, uma moradora do “Beco Ayrão” afirmou que a comunidade teme o desabamento das casas e o rompimento dos bueiros. Neste sábado (4), uma chuva intensa atingiu a cidade, aumentando ainda mais os receios.

Ruas com água parada da chuva - Foto: Arquivo pessoal
Ruas com água parada da chuva – Foto: Arquivo pessoal

Cenário na Praça 14

Segundo a moradora Anny Cristina, a comunidade tem cerca de 100 famílias e, durante sua vivência na região, já presenciou perdas significativas devido aos deslizamentos de terra e o estouramento de bueiros.

Bueiros - Foto: Arquivo pessoal
Bueiros – Foto: Arquivo pessoal

Os danos não são apenas materiais: muitas famílias que moram no térreo perderam eletrodomésticos como geladeiras, fogões e sofás. Em um dos casos descritos por Anny, uma casa de dois andares chega a enfrentar riscos de desabamento.

A Defesa Civil, segundo os moradores, nunca realizou um atendimento eficaz. Entramos em contato com órgão, mas não obtivemos retorno até o fechamento deste material.

“Já fizemos manifestações (…), mas nada foi resolvido. Defesa Civil nunca veio aqui, nenhuma autoridade. Se vieram, faz muitos anos e, como podemos ver, não resolveram nada”, disse a moradora.

Moradores sugerem melhorias

Para a comunidade, a principal causa dos problemas é o sistema de drenagem inadequado, com bueiros entupidos de lixo e areia, o que contribui para os alagamentos.

Uma das opções sugeridas pelos moradores é a realização de um estudo detalhado da área, com a troca das tubulações de esgoto e a limpeza constante dos bueiros.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Em contato com a Água de Manaus, responsável pelo tratamento do esgoto na cidade, explicou que os problemas relatados pelos moradores, como alagamentos, deslizamentos de terra e bueiros entupidos, estão todos diretamente relacionados à drenagem.

O escoamento, responsável por direcionar a água da chuva para os lugares adequados, acaba sendo insuficiente, agravando a situação.

Diante dessa situação, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que emitiu a seguinte nota:

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), informa que, reestruturou completamente o talude abaixo do viaduto do Boulevard, construíu uma escada hidráulica na lateral para o escoamento adequado da chuva e realizou a readequação do sistema de águas pluviais no início do beco, além de executar periodicamente serviços de manutenção. 

 A Seminf também informa que, o Governo do Estado, por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) está atuando neste igarapé, e deve chegar nesta área, uma vez que muitas residências foram construídas sobre o igarapé e precisam ser desapropriadas para que a situação seja resolvida em definitivo. 

Riscos de alagamentos e deslizamentos em Manaus

A Defesa Civil de Manaus identificou nove bairros com alto risco de deslizamentos, localizados nas zonas Norte e Leste da cidade. O risco é maior devido ao período chuvoso, característico do inverno amazônico.

Além disso, o mapeamento abrange 634 setores, totalizando cerca de 5 mil imóveis.