O Boi Garantido se manifestou, nesta quinta-feira (9), em resposta aos rumores que circulam na internet sobre a sua saída do terreno posto em leilão. Flagraram a agremiação removendo suas alegorias de um dos seus galpões.

Os registros foram suficientes para gerar especulações nas redes sociais. Diante disso, o Portal Norte entrou em contato com a agremiação, que desmentiu relação entre a retirada das alegorias e o terreno colocado em leilão por dívidas.

Por que o Boi Garantido está removendo as alegorias?

Antes do posicionamento oficial da agremiação, uma página de entretenimento compartilhou fotos de kaçaurés realizando o translado de alegorias. Na legenda, indicavam que a movimentação tratava-se de uma possível desocupação do terreno.

Apesar disso, o Boi Garantido nega relação e explica o real motivo da retirada das alegorias: preparativos para o Festival de Parintins 2025.

A organização diz que os trabalhos fazem parte de um reestruturação dos galpões para o início das atividades da nova temporada.

Qual terreno do Boi Garantido vai ser leiloado?

A Justiça do Amazonas determinou o leilão do terreno do Bumbá devido o não-pagamento de uma dívida judicial. No local, estão a “Universidade do Folclore Paulinho Faria” e um galpão de alegorias da associação, em Parintins.

Terreno do Boi Garantido que vai a leilão. – Foto: Reprodução/ Amazonas leilão.

A decisão foi da 3ª Vara Cível do Foro da Comarca de Parintins. O valor da dívida está sob segredo de Justiça. O leilão vai acontecerá pela internet.

Dívida na gestão de 2001-2002

Segundo a nota divulgada, a dívida que levou a essa situação começou na gestão do Boi Garantido nos anos de 2001 e 2002.

A associação explicou que, ao longo dos anos, tentou resolver a pendência com vários acordos, mas muitos deles não foram cumpridos, o que fez a dívida crescer ainda mais.

O presidente Fred Góes e o vice-presidente Marialvo Brandão afirmaram que estão tomando todas as providências necessárias para resolver o problema e, além disso, proteger o patrimônio do Garantido.