Ícone do site Portal Norte

Investigações no AM terão aparelho israelense que resgata qualquer dado ou Whatsapp apagado de celular

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), entregou nesta sexta-feira, 3, novas viaturas e tecnologia voltadas para o reforço da segurança pública no estado. Dois aparelhos israelenses vão possibilitar melhor investigação em casos com extração de dados de telefone celular.

Os equipamentos com capacidade de extração de dados em aparelhos celulares ficarão sob responsabilidade da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Os aparelhos, conhecidos como Cellebrite Premium, têm custo de R$ 200 mil cada. Eles foram doados pela empresa israelense Cellebrite.

A ferramenta tem capacidade de desbloquear aparelhos celulares e acessar mensagens e qualquer dado apagado de dispositivos Android e iOS (IPhone). Ela já foi utilizada em casos como o do menino Henry Borel, no Rio de Janeiro, e nas investigações da Operação Lava Jato.          

Os equipamentos irão ajudar no combate ao tráfico de pessoa, pedofilia e de outros crimes. 

“O celebrate é um equipamento que extrai informação de aparelhos celulares apreendidos. A ferramenta nos ajudará não só no combate ao tráfico humano, mas também em outros crimes que acontecem na capital e no interior”, declarou o governador.

Viaturas

As 32 novas viaturas para a Polícia Militar do Amazonas serão empregadas pelas forças de segurança no interior do estado.

Os veículos estão equipados com câmeras frontal e lateral, que irão fazer reconhecimento facial e das placas de veículos através de monitoramento via satélite. 

As viaturas são destinadas aos municípios de Boca do Acre, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, Juruá, Carauauri, Envira, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Maués, Tabatinga, Tefé, Coari, Pauini e Urucurituba.

Em novembro, novos policiais devem começar a atuar nos municípios do interior, segundo o governo.

“Isso vai trazer maior segurança ao nosso Estado. Trabalhamos de uma forma integrada na capital, interior e fronteira”, disse o secretário de segurança pública, General Mansur.

Internet

A delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz Carvalho Moreira, anunciou que em breve todas as delegacias do interior terão internet via satélite. 

‘Conseguimos trazer para o nosso estado internet via satélite que será instalada até o fim de outubro”, informou.

Após a implementação da rede de internet, as delegacias irão receber os Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE). 

“Da capital nós vamos conseguir realizar procedimentos no interior”, explicou Emília.

O PPE vai integrar e digitalizar todos os trabalhos, como Boletins de Ocorrência (BOs), Inquéritos Policiais (IPLs), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), Auto de Investigação de Ato Infracional (AIAI), entre outros, até a remessa ser encaminhada à Justiça.

Base Arpão

O secretário de segurança pública anunciou que em trinta dias será entregue a segunda Base Arpão no interior do Estado. 

“A Base Arpão está dando resultados muitos positivos no combate ao narcotráfico. A nossa intenção é blindar a fronteira. Daqui a trinta dias iremos inaugurar a segunda Base Arpão. Ainda estamos estudando em qual calha era irá ficar”, informou o general Mansur. 

__________________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

 

Sine Amazonas divulga 51 vagas de emprego para esta sexta

 

 Nascidos em março podem sacar auxílio emergencial nesta sexta

 

VÍDEO: Anaconda de 6 metros ‘dá língua’ a fotógrafo ao ser flagrada no fundo do rio

 

 Sérgio Mamberti morre de infecção nos pulmões na madrugada desta sexta-feira

 

 Oito caminhões irregulares são removidos em operação na Zona Sul de Manaus

Sair da versão mobile