Ícone do site Portal Norte

Buraco negro expele estrelas que engoliu, afirma pesquisa de Havard

Buraco Negro

Ilustração artística da ruptura das marés onde um buraco negro supermassivo espaguete e engole uma estrela. Parte do material não é consumido pelo buraco negro e é lançado de volta ao espaço - Foto: DESY/ Laboratório de Comunicação Científica de Harvard

Pesquisadores da Universidade de Havard detectaram um buraco negro expelindo misteriosamente pedaços de estrela, depois de consumi-la.

A descoberta foi publicada recentemente em um artigo na Revue d’Astrophysique.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Esse evento inusitado ficou conhecido como AT2018hyz, pois começou em 2018, quando os pesquisadores viram a estrela ser capturada pelo buraco negro.

Somente após três anos, em 2021, um radiotelescópio foi capaz de captar um sinal que indicava uma atividade incomum no Espaço.

Era exatamente esse processo de “devolução” da estrela, em pedaços.

RELACIONADAS

+ Primeiro buraco negro de massa estelar ‘adormecido’ é descoberto fora da Via Láctea

+ Cientistas divulgam foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea

+ VÍDEO: Nasa divulga som inédito de buraco negro; ouça

O que tudo indica é que não se trata de um caso isolado.

Buraco Negro

Segundo o professor de astronomia e coautor do estudo, Edo Berger, os astrônomos estavam estudando o consumo de estrelas, também conhecido como evento de interrupção das marés (TDE), com radiotelescópios há mais de uma década.

As descobertas podem fornecer novas pistas sobre como os buracos negros se alimentam e se decompõem ao longo do tempo.

Como eles afirmam em seu artigo, a equipe observou a explosão enquanto reexaminava dados sobre eventos de perturbação de maré (TDEs) que ocorreram nos últimos anos.

Isso ocorre quando as estrelas passam muito perto de buracos negros e são separadas em várias passagens, um processo conhecido como “espaguetificação” devido à maneira como as estrelas são divididas em fios.

Sair da versão mobile