O mundo todo amanheceu nesta terça-feira (25) diante de um WhatsApp fora do ar ou instabalidade na plataforma. Os relatos são de que desde a madrugada usuários se depararam com a mensagem “conectando” ou que o computador estaria sem conexão.

A empresa Meta se pronunciou por meio das redes sociais afirmando que reconhece o problema, mas que a situação já foi resolvida.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Durante a falha, os usuários do WhatsApp ficaram impedidos de se conectarem ao aplicativo ou enviar e receber mensagens, além de não conseguir fazer qualquer tipo de alteração ou ajuste no aplicativo.

No Downdetector, ferramenta de monitoramento da atividade de serviços online, as primeiras reclamações sobre a queda do WhatsApp foram registradas por volta das 3h50 da madrugada (horário de Brasília). As buscas por termos como “WhatsApp fora do ar” também se intensificaram na ferramenta Google Trends.

Segundo o WABetaInfo, site que monitora as alterações do WhatsApp, o problema em questão está relacionado ao servidor do aplicativo e que é preciso uma correção remota por parte da Meta.

Um dos aplicativos mais utilizados do mundo todo, com cerca de dois bilhões de usuários, o WhatsApp é o principal mensageiro do Brasil, sendo mais popular até mesmo do que Instagram e Facebook.

RELACIONADAS

+ WhatsApp libera criar links para chamadas de voz e vídeo; veja como

+ WhatsApp libera função ‘esconder online’ de todos contatos no app

+ Veja lista de celulares que WhatsApp deixa de funcionar em outubro

Meta confirma problemas com WhatsApp fora do ar

Em nota ao The Verge, o porta-voz Joshua Breckman, da Meta, confirmou que o aplicativo de mensagens passa por um problema no começo desta terça.

“Nós estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas para enviar mensagens e estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível”, disse, sem dar detalhes sobre a queda do aplicativo.

Entretanto, usuários que amanheceram sem o serviço no ar já acumulam mensagens e reclamações, nas redes sociais.

No Twitter, o termo “WhatsApp” é o mais comentado com mais de 770 mil tweets na manhã desta terça, enquanto o “Telegram” ganha notoriedade.

Voltou a funcionar

Após duas horas de WhatsApp fora ar, o aplicativo voltou a funcionar. Pelo menos é o que diz uma nota da Meta. A empresa confirmou que restabeleceu o serviço, mas ainda não revelou qual problema em questão pode ter afetado o seu funcionamento.

“Estamos cientes de que algumas pessoas tiveram problemas para enviar mensagens no WhatsApp hoje. Corrigimos o problema e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, diz o WhatsApp.