Um novo remédio que pode ser usado contra formas graves da Covid-19 está sendo testado por cientistas no Brasil e mundo.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Prometendo ser ‘bala de prata’ contra formas graves da Covid, o Interferon lambda peguilado, como é chamado o medicamento, surte efeito que reduz pela metade, as chances de um paciente com a doença ser hospitalizado.

A ação do medicamento se mostrou eficiente para anular todas as variantes do vírus e ainda pode ser mais prático e barato que outros remédios já usados.

Os resultados foram publicados neste mês na revista científica The New England Journal of Medicine e aparecerem após ensaios clínicos de fase 3 feitos no Brasil e no Canadá entre 2021 e 2022.

  • A pesquisa foi feita com 2 mil voluntários que testaram positivo para Covid e foram atendidos na rede pública de saúde com sintomas leves a moderados – desses, 84% estavam vacinados;
  • No Brasil, mais de 30 cidades participaram do estudo (a maioria em Minas Gerais);
  • 931 pacientes receberam uma dose de Interferon lambda e outros 1.018 receberam placebo;
  • A redução nas hospitalizações foi de 51% entre pacientes que receberam Interferon e estavam vacinados.
Injeção de Interferon Lambda dá ao corpo as próprias armas para combater o vírus — Foto: Reprodução/The New England Journal of Medicine
Injeção de Interferon Lambda dá ao corpo as próprias armas para combater o vírus — Foto: Reprodução/The New England Journal of Medicine

O estudo

O professor brasileiro de medicina da PUC Minas e associado da Universidade McMaster (Canadá) Gilmar Reis, vem apostando em pesquisas de medicamentos que atuam no sistema imunológico do paciente para frear a Covid.

Conforme ele, a atuação do medicamento é uma ação diferente de outros remédios já existentes no mercado, como o Paxlovid da Pfizer.

“A Covid-19 trouxe uma quebra de paradigmas no tratamento de infecções virais do trato respiratório. O vírus mostrou que hoje nós podemos combater de forma eficiente as complicações de uma infecção respiratória utilizando medicamentos que atuam no sistema imunológico e na inflamação”, disse Reis em entrevista ao g1.

Paxlovid é um antiviral para a Covid, disponível em farmácias e no SUS sob prescrição médica — Foto: Reprodução/Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

RELACIONADAS

+ Brasil inicia imunização bivalente contra Covid-19 nesta segunda

+ CGU revela que Bolsonaro tem registro de vacina contra Covid e apura veracidade

+ Em março, dados da Covid deixam de ser divulgados pelo Ministério da Saúde

O que é o Interferon lambda?

É um medicamento experimental, sintético, desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Eiger para estudos clínicos na África contra os vírus causadores das hepatites B, C e D.

Como o remédio atua no organismo?

Os interferons são um grupo de proteínas produzidas pelo organismo. Quando o corpo é invadido por um vírus, elas emitem uma espécie de “alerta” para células vizinhas se fortalecerem.

A injeção de Interferon Lambda dá ao corpo as próprias armas para combater o vírus.

Uso do Interferon

Apesar de promissor, o Interferon lambda ainda enfrenta resistência da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos que equivale à Anvisa no Brasil, o órgão ainda não autorizou o uso emergencial do medicamento, apesar das tentativas da farmacêutica criadora do remédio e da pressão da comunidade acadêmica.