O Google realiza a conferência anual nesta quarta-feira (10) para mostrar as inovações mais recentes com novas atualizações de inteligência artificial.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
As atualizções vem como resposta aos desafios impostos pela Microsoft, que ameaça sua posição no topo do mercado de publicidade, avaliado em quase R$300 bilhões.
O Google procurou infundir um mecanismo de busca com inteligência artificial generativa por meio de um projeto interno de codinome Magi.
A tecnologia pode derivar novo conteúdo a partir de dados anteriores e produzir respostas humanas a partir de um questionamento feito pelo usuário.
A resposta do Google deve ser apresentada durante a conferência anual I/O, da empresa, em Mountain View, Califórnia, perto da sede da companhia.
RELACIONADAS
+ Casa Branca, Google e Microsoft discutem inteligência artificial
+ ‘Caixa preta’ é encontrada em IA e preocupa especialistas
+ Brasileiros não veem empregos ameaçados pela inteligência artificial
Preparação para evento aumentou intensidade do ambiente para funcionários do Google após seus chefes enviarem ordens para redobrar seus esforços na IA, em dezembro de 2022.
Aperto veio após ChatGPT, da OpenAI, se tornar um fenômeno instantâneo.
A expectativa de que o Google organize um evento de IA explosivo é atenuada pelo atual clima frugal da empresa, após demitir 12 mil funcionários em janeiro e cortar algumas famosas regalias.
Conferência será muito menor do que nos anos anteriores.
I/O do Google
Este é o maior evento anual da empresa que até um quarto dos quase 200 mil funcionários da empresa podem estar envolvidos em algo que será anunciado ou exibido no I/O, disse um ex-funcionário.
Estruturas excêntricas semelhantes a cúpulas são montadas em hectares de estacionamentos no campus da empresa, cada uma repleta de jogos coloridos, demonstrações práticas e hardware totalmente novo.
Porém, menos pessoas foram convidadas para participar pessoalmente neste ano. E a maioria dos desenvolvedores e parceiros fará streaming remotamente em vez de voar para a Califórnia.
Google, IA e buscas
O Google também pode usar um chatbot de pesquisa para analisar diferentes respostas e resumi-las, eliminando necessidade de usuários clicarem em vários links ao procurar por informações.
O evento esclarecerá a questão de quão rápido o Google está disposto a agir para responder à ameaça competitiva da Microsoft e da OpenAI.
Outros funcionários, bem como pesquisadores de IA éticos externos, temem que novas táticas possam levar produtos com potencial de causarem danos às mãos de pessoas comuns.
“Este é um momento delicado para o Google na corrida armamentista de IA. “Esta é a hora do Google reiniciar mecanismos de IA com o relógio correndo”, diz Dan Ives, analista de ações da Wedbush Securities