A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) deverá lançar, nesta sexta (13), às 11h19 (horário de Brasília), uma espaçonave para estudar um asteroide rico em metal.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A missão, batizada de Psyche, mesmo nome do asteroide, estava inicialmente programada para decolar na quinta-feira (12), o que não foi possível em razão de “condições meteorológicas desfavoráveis”.

A decolagem, em um foguete SpaceX Falcon Heavy, será do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da agência, na Flórida, nos Estados Unidos.

“A sonda Psyche viajará cerca de 3,5 bilhões de quilômetros para estudar esse asteroide que tem o mesmo nome da missão”, afirma a agência espacial.

O asteroide, que fica na porção externa do principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, pode fazer parte do núcleo de um planetesimal (um bloco de construção de um planeta), afirma a Nasa.

Segundo a agência, o corpo celeste rochoso pode apresentar ainda mais informações sobre os núcleos planetários e a própria formação da Terra.

“As descobertas podem ser algo completamente fora do nosso controle”, disse Lindy Elkins-Tanton, investigadora principal da missão.

Cientistas da Nasa estimam que o interior do asteroide pode ser metálico, assim como o centro da Terra e outros planetas rochosos do sistema solar.

A espaçonave fará uma viagem de 3,5 bilhões de quilômetros em curso de quase 6 anos, com chegada ao satélite prevista para agosto de 2029.

A nave espaço Psyche permanecerá orbitando o corpo por cerca de 26 meses celestiais para tirar fotografias, traçar sua superfície e coletar dados para determinar a composição de Psyche.

A espaçonave também está hospedando uma demonstração de tecnologia, Deep Space Optical Communications (DSOC) da Nasa, que será o primeiro teste de comunicações a laser além da Lua.

Confira o lançamento:

RELACIONADAS

+ Espaçonave indiana avança rumo ao centro do Sistema Solar; entenda

+ Cientista da NASA atesta vida extraterrestre em Vênus; entenda