Ícone do site Portal Norte

Portal Norte transmite ao vivo eclipse solar anular; confira horários neste sábado (14)

eclipse-solar

Assistir o fenômeno a olho nú pode causar danos irreversíveis - Foto: Unsplash/Kelly Sikkema

Neste sábado (14), o Brasil vai poder acompanhar o eclipse solar anular. O evento será visível em grande parte do país, mas quem terá o privilégio de assistir o fenômeno por mais tempo serão as regiões Norte e Nordeste.

O Portal Norte vai transmitir ao vivo o fenômeno através das imagens do Observatório Nacional. Em uma ação integrada internacional, em parceria com o Time and Date e NASA, o Observatório Nacional vai disponibilizar imagens do Eclipse Anular do Sol desde o seu início na costa leste dos EUA às 11h30 da manhã (hora Brasília) até o seu final no leste brasileiro às 17h30 (hora Brasília).


+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Cuidados para ver o fenômeno

É importante saber que não se deve olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada, caso isso aconteça, alguns danos podem ser irreversíveis. Vale lembrar que não é seguro assistir com óculos de sol ou óculos 3D.

Confira algumas maneiras de acompanhar o eclipse solar de forma segura

Assista ao fenômeno apenas com equipamentos certificados para esse tipo de uso – Foto: Unsplash/Jason Howell

Veja os horários do ponto alto do eclipse nas capitais

Para o Amazonas, o fenômeno será do tipo anular, ou seja, o sol ainda permanecerá visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua.

No Acre, o fenômeno terá início por volta das 13h45, com seu ponto máximo às 14h50. No estado o eclipse solar deixará o Sol cerca de 70% encoberto, deixando a tarde parcialmente escura durante alguns minutos.

Veja mais os horários:

Desenho mostra locais que assistirão ao eclipse do sol no Brasil- Foto: Reprodução/União Astronômica Internacional

Próximos eclipses

A próxima data do fenômeno ocorrerá dia 02 de outubro de 2024, mas será visto apenas no extremo sul da América do Sul. O último eclipse anular do Sol ocorreu em 2021, mas não foi visível do Brasil.

Após essas datas, o evento ocorrerá em 2026, e será visível apenas na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto apenas no Chuí, no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul.

RELACIONADAS:

+ Cidades do AM assistem eclipse solar neste sábado, 14; veja horários

+ Veja dicas para observar com segurança o próximo eclipse solar

+ Acre: eclipse solar parcial poderá ser visto na tarde de sábado (14)

Sair da versão mobile