O acordo entre Brasil e Egito foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, nesta quinta-feira (15).
O acordo entre o governo brasileiro foi firmado com o Ministério do Ensino Superior e Pesquisa Científica da República Árabe do Egito e tem o objetivo de elevar a cooperação dos dois países para desenvolver a ciência, tecnologia e inovação.
O acordo deseja desenvolver o intercâmbio de pesquisadores e a cooperação entre os dois países no domínio da ciência, tecnologia e inovação; e tem os objetivos:
- Dar oportunidades de intercâmbio e desenvolvimento para pesquisadores, estudantes e funcionários universitários;
- Organização conjunta de seminários e eventos;
- Incentivar ao intercâmbio de startups em programas de soft landing, como o Programa Intilac;
- Incentivar a participação de pesquisadores, estudantes em feiras e outros eventos a serem realizados nos dois países,
- Promover intercâmbio de informações sobre sistemas e políticas de pesquisa;
Ainda nesta quinta (15), o presidente Lula também se reuniu com presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil El-Sisi.
Na ocasião, El-Sisi agradeceu ao presidente Lula pela parceria de 100 anos entre Brasil e Egito, ele também comentou sobre o cessar fogo entre os países em guerra.
Em seu discurso, Lula disse sua visita ao Egito tem objetivo de “aproximar o Brasil dos países da África e do Oriente Médio”.
“Retorno para celebrar o centenário de relações diplomáticas entre nossos países. Hoje minha visita tem como objetivo aproximar o Brasil dos países da África e do Oriente Médio. As relações com o Egito ocupam um papel singular nessa trajetória”, ressaltou.