Nesta segunda-feira (8), acontece o eclipse total do Sol, que será visível nos três países da América do Norte, Canadá, Estados Unidos e México.
No Brasil, o fenômeno astronômico não poderá ser visto nem parcialmente, porque a América do Sul não está na trajetória do eclipse.
Como acontece o fenômeno?
Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta.
O eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52, no horário de Brasília.
Conforme o Ministério da Ciência, a próxima vez que o Brasil perceberá o dia virar noite completa será somente em 12 de agosto de 2045.
Como o Brasil poderá acompanhar o eclipse?
Para que os brasileiros possam acompanhar as fases do fenômeno desta segunda-feira, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube, assim como o SBT News.
A previsão é que a transmissão em tempo real mostre todas as fases parciais do espetáculo da natureza até o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol, mas dependerá apenas das condições climáticas em cada localidade.
Em abril deste ano, o planeta ainda testemunhará no dia 8 a Super Lua Nova e uma chuva de meteoros que deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril.