O Brasil está dando um passo significativo na luta contra furtos de celulares com a nova tecnologia do “Modo Ladrão” em dispositivos Android.
Nesta terça-feira (11), o Google oficializou o lançamento do “Modo Ladrão” esta nova função bloqueia a tela do celular quando identifica que alguém o arrancou da mão do portador.
A tecnologia foi anunciada durante o Google For Brasil 2024, em evento anual da empresa.
Como funciona o aplicativo “Modo Ladrão”
A empresa explica que o próprio celular identifica a ação de roubo usando a inteligência artificial e ao acelerômetro, sensor que mede vibração e aceleração.
Assim que o criminoso puxar o aparelho de sua mão, o dispositivo bloqueia a tela e ele só poderá ser ativado novamente com a senha.
A tecnologia, segundo o Google, pode identificar fugas a pé, de bicicleta, de moto e carro. A mensagem “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados” é exibida logo após o roubo.
“Bloqueio remoto” sem login
Para que o recurso funcione, o usuário deve ativar o bloqueio de detecção de roubo nas configurações do aparelho.
A Big Tech admite que, quando habilitado, pode ocorrer de o dispositivo identificar um movimento abrupto por engano e bloquear a tela.
O Google ainda disse que pretende facilitar o acesso indevido ao aparelho caso ele seja roubado, furtado ou perdido.
Em uma página dedicada, o usuário poderá digitar o número do seu celular para fazer o bloqueio da tela instantaneamente a partir de outro dispositivo, como notebook.
Essa iniciativa é uma resposta direta aos altos índices de roubo de celulares no país, que têm sido uma preocupação crescente para autoridades e cidadãos.
Ao implementar o “Modo Ladrão”, o Brasil demonstra um compromisso em proteger seus cidadãos e reduzir a incidência de crimes relacionados a smartphones.