A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, emitiu um alerta preocupante: o Brasil pode se tornar inabitável dentro de 50 anos. Segundo um estudo liderado por Colin Raymond, o país estará entre as regiões globais que viveram calores extremos nas próximas décadas.
O alerta da agência afirma que o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil aparecem como “inabitáveis” daqui a alguns anos. As regiões, com o provável destino, aparecem no estudo com outros pontos da Terra.
Na avaliação climática do mundo, atualmente países do Hemisfério Norte vivem altas ondas de calor durante o verão. Em contrapartida, países do Hemisfério Sul passam e passaram por um período de inverno incapaz de impedir que o termômetro aponte graus elevados.
A análise do cientista, publicada na revista científica Science Advances, avalia extremos de calor e umidade. Para isso, os estudiosos envolvidos no projeto utilizaram imagens de satélite e projeções da chamada temperatura de bulbo úmido.
A medida de Bulbo úmido e o corpo humano
Esta medida leva em consideração tanto a temperatura quanto a umidade do ar. Pesquisas indicam que uma temperatura de bulbo úmido acima de 35°C por mais de seis horas pode ser letal.
O corpo humano consegue estabilizar sua temperatura até 20% de umidade, mas quando a umidade ultrapassa 40%, a capacidade de dissipar calor diminui. As informações são do jornal O Globo.
Brasil inabitável em 50 anos: temos como evitar?
O aumento da temperatura é uma das principais consequências das mudanças climáticas, impulsionadas pelas emissões de gases do efeito estufa. Cientistas enfatizam que, se essas emissões continuarem no ritmo atual, o planeta continuará a esquentar, resultando em ondas de calor cada vez mais frequentes e severas.