Os entusiastas da maça mais famosa do mundo já podem marcar no calendário: o dia 9 de setembro. A Apple anunciou o lançamento do novo iPhone, a apresentação ocorrerá às 14h (horário de Brasília) em Cupertino, Califórnia, e será transmitida ao vivo pelo site da Apple, pelo canal oficial no YouTube e pelo aplicativo Apple TV.

A data foi confirmada nesta segunda-feira, com convites que foram disparados para jornalistas especializados, desenvolvedores e parceiros em geral com o tema “It´s Glowtime” (É tempo de bilhar, em tradução livre).

A Apple revelará todos os detalhes do novo modelo de celular durante o evento. A principal novidade promete ser as câmeras com design vertical, semelhantes às do iPhone X. Além do iPhone 16 padrão, a Apple também apresentará os modelos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.

Especificações e design

Informações vazadas sugerem detalhes sobre o design e as especificações dos novos modelos. O iPhone 16 e o iPhone 16 Pro deverão ser equipados com os novos chips A18 e A18 Pro.

Segundo o Fixed Focus Digital, um vazador de dados conhecido no Weibo, esses chips terão uma arquitetura de CPU similar, mas apresentarão diferenças na capacidade gráfica da GPU.

Os novos processadores também terão uma redução na capacidade de memória cache da CPU para liberar espaço no chipset e acomodar a nova geração do Neural Engine.

Essa unidade de processamento de inteligência artificial deverá ser maior e mais poderosa, melhorando a execução das funções da Apple Intelligence.

Uma diferença significativa entre os chips A18 e A18 Pro será o número de núcleos da GPU. O chip A18, utilizado no iPhone 16 e no iPhone 16 Plus, contará com 5 núcleos gráficos. Em contraste, o chip A18 Pro, presente no iPhone 16 Pro e no iPhone 16 Pro Max, terá 6 núcleos gráficos.

Essa distinção entre os modelos de entrada e os modelos premium não é uma novidade.

Em 2021, a Apple lançou o iPhone 13 e o iPhone 13 Pro, ambos equipados com o processador A15 Bionic. Naquela época, a diferença entre os modelos estava justamente na quantidade de núcleos gráficos, refletindo a estratégia da Apple de oferecer variações de desempenho dentro de sua linha de smartphones.

Veja a imagem vazada dos possíveis modelos:

Novo vazamento de lentes verticais no iPhone 16 e 16 Plus e tela de 60 hz nos modelos mais básicos. (Imagem: Reprodução/X/theapplehub)

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.