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O celular escuta o que falamos? Saiba como proteger a privacidade

O celular escuta o que falamos? Saiba como proteger a privacidade

Empresa alega ter software capaz de captar sons via microfone de dispositivos. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A questão sobre se o celular escuta nossas conversas para personalizar anúncios é um tema que desperta curiosidade e preocupação em muitos usuários.

Um conglomerado norte-americano, Cox Media Group (CMG), foi alvo de discussões acaloradas após informações revelarem que a empresa teria desenvolvido um software chamado “Active Listening” (Escuta Ativa).

Ele seria capaz de captar conversas por meio de dispositivos como celulares, computadores e smart TVs, e utilizá-las para criar anúncios personalizados.

Essa revelação levanta muitas dúvidas sobre a privacidade dos usuários de celular e outros dispositivos conectados. Afinal, o celular realmente pode estar nos ouvindo sem que percebamos? E, se for o caso, o que pode ser feito para proteger nossos dados?

O que é o software de escuta ativa?

Segundo informações divulgadas pelo portal 404 Media, a empresa CMG, com sede em Atlanta, desenvolveu uma tecnologia de “escuta ativa” que utiliza o microfone de dispositivos como celulares para coletar dados em tempo real.

A função principal dessa tecnologia seria a criação de anúncios altamente segmentados e personalizados, baseados nas conversas captadas.

De acordo com o relatório, o sistema analisa mais de 470 fontes de dados, criando perfis detalhados dos usuários para prever quais consumidores estão “prontos para comprar”.

Embora a CMG não tenha especificado quais dispositivos são alvo do software, uma apresentação interna da empresa inclui uma imagem de pessoas utilizando celulares, sugerindo que esses dispositivos são uma das principais fontes de captação de dados.

Como o celular pode captar suas conversas?

A possibilidade de o celular escutar o que falamos pode ser tecnicamente possível através de aplicativos que têm permissão para acessar o microfone.

Muitas vezes, ao instalar novos aplicativos, os usuários autorizam o uso de várias funções do aparelho, incluindo o microfone, sem ler os termos de uso com atenção. Isso pode abrir uma brecha para que empresas coletem dados de áudio sem que o usuário esteja ciente.

Porém, gigantes da tecnologia como Google, Meta (responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp) e Amazon negaram veementemente qualquer envolvimento no uso desse tipo de software.

Em um comunicado ao 404 Media, o Google declarou ter removido a CMG de seu programa de parceiros e destacou que seus anunciantes devem seguir rígidos padrões de privacidade.

A Meta, por sua vez, garantiu que não usa o microfone dos telefones para publicidade e que está em contato com a CMG para esclarecer o caso.

Como proteger sua privacidade?

Se você está preocupado com a possibilidade de o celular estar captando suas conversas, existem algumas medidas que podem ajudar a proteger sua privacidade:

Revisar permissões dos aplicativos: muitas vezes, ao baixar um aplicativo, você concede permissões sem verificar se elas são realmente necessárias para o funcionamento do app.

Verifique as permissões de microfone e outros dados nos ajustes de privacidade do seu celular e desative aquelas que parecem excessivas.

Leia os termos de uso: embora possa ser um processo tedioso, é importante ler atentamente os termos de uso e as políticas de privacidade antes de aceitar as condições. Isso pode evitar surpresas desagradáveis relacionadas à coleta de dados.

Use ferramentas de segurança: aplicativos de segurança e privacidade podem ajudar a monitorar o acesso ao microfone e a outros dados sensíveis do seu celular. Esses aplicativos podem emitir alertas se detectarem atividade suspeita.

Atualize sempre seu sistema operacional: Manter o software do seu celular atualizado é crucial para evitar vulnerabilidades que possam ser exploradas por terceiros.

A legalidade da captura de áudio por dispositivos como o celular depende de diversos fatores, como a forma de coleta e o consentimento do usuário. Se a captura de som estiver claramente especificada nos termos de uso e o usuário tiver aceitado essas condições, a prática pode ser considerada legal.

No entanto, quando essas informações não estão devidamente destacadas ou o consentimento é obtido de forma enganosa, a situação pode se tornar passível de questionamento legal.

Fique atento às permissões concedidas a aplicativos e leia com cuidado as atualizações dos termos de uso, especialmente em serviços que envolvem coleta de dados. Esses documentos devem deixar claro a finalidade da captura de qualquer dado pessoal, como conversas captadas pelo microfone do celular.

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