Nos dias 29 e 30 de agosto, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) realizou em Manaus um curso inovador de geotecnologias digitais voltado para o monitoramento ambiental da área de influência da BR-319.
A atividade teve como foco a área de influência da BR-319, uma das rodovias mais importantes e sensíveis ambientalmente da Amazônia brasileira.
A capacitação envolveu jovens do Coletivo Jovens Comunicadores do Sul do Amazonas (Jocsam) e do grupo Jovens do Beiradão, atuantes em municípios e Áreas Protegidas da região. O curso ensinou o uso de ferramentas como a plataforma Planet Scope e o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para monitorar desmatamentos e focos de calor.
Segundo Fernanda Meirelles, líder da Iniciativa Estratégica de Governança Territorial do Idesam, o objetivo é capacitar jovens para acompanhar e reportar mudanças ambientais em seus territórios, fortalecendo o desenvolvimento sustentável.
O projeto, realizado com o apoio de parceiros como a Fundação Betty e Gordon Moore e a Iniciativa Norueguesa Internacional para o Clima e Florestas (NICFI), visa fortalecer a juventude amazônica como agente transformador na defesa do meio ambiente.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.