Apenas neste primeiro mês de campanha oficial de candidatos às Eleições Municipais 2024, o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, já registrou mais de 38 mil denúncias de propagandas eleitorais irregulares e desvios de campanhas na internet.
A propaganda eleitoral das Eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereador começou em 16 de agosto.
De acordo com informações do TSE, a maior parte das denúncias são postulantes ao cargo de vereador, que contabilizam 20.358 denúncias dos usuários.
Já no cargo de prefeito, há 10.141 apurações em andamento. No que se refere ao cargo de vice-prefeito, constam 264 denúncias.
Ainda de acordo com o órgão, as irregularidades registradas ocorrem mais nas ruas do que na internet. Ou seja, 89% dos relatos indicam irregularidades fora do ambiente das redes sociais. Os casos virtuais representam 11% dos registros.
A maior parte das denúncias vêm dos estados de São Paulo (7.425), Minas Gerais (4.645) e Rio Grande do Sul (3.823). Todas as denúncias recebidas pelo Pardal são encaminhadas automaticamente para o Ministério Público Eleitoral (MPE).
Aplicativo Pardal
O Pardal 2024 foi desenvolvido pela Justiça Federal como um instrumento que possibilita à população encaminhas denúncias de propagando irregular durante o período das eleições.
Neste ano, a principal novidade é a possibilidade de usar a ferramenta também para denunciar desvios nas campanhas virtuais.
O Pardal está disponível para celulares e tablets. No entanto, é importante frisar que o aplicativo só recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular.
Caso o eleitor queira se queixar quando desinformação ou outros assuntos, dentro do próprio aplicativo há um botão que direciona as pessoas para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e para o Ministério Público Eleitoral (MPE).
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.