Ícone do site Portal Norte

Instagram cria ‘conta adolescente’, com restrições para menores de 16 anos; entenda

'Conta adolescente' do Instagram chegará ao Brasil em janeiro de 2025. Foto: Meta/Divulgação

'Conta adolescente' do Instagram chegará ao Brasil em janeiro de 2025. Foto: Meta/Divulgação

O Instagram vai criar um modelo conta apenas para adolescentes menores de 16 anos. Esses perfis serão privados por padrão, terão restrições para troca de mensagens e possibilitarão maior controle dos pais. O anúncio foi feito pela Meta nesta terça-feira (17).

A plataforma, que atualmente permite a criação de contas a partir dos 13 anos, anunciou que os novos recursos serão implementados primeiramente nos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália.

Os usuários desses países terão acesso dentro de 60 dias, enquanto a União Europeia deve receber as atualizações ainda este ano. No Brasil e em outros países da América Latina, as funcionalidades estarão disponíveis em janeiro de 2025.

Controle parental no Instagram

Com a introdução da “Conta de Adolescente”, os pais poderão controlar quem entra em contato com seus filhos e quais conteúdos podem ser visualizados pelos menores.

Além disso, as novas medidas visam limitar o envio de mensagens diretas e a recepção de notificações durante a noite, buscando um ambiente digital mais seguro para adolescentes.

Segundo a Meta, uma vez ativada a supervisão parental, os pais poderão aprovar ou rejeitar solicitações de alteração nas configurações de conta. Todas essas funções serão administradas de maneira remota, ou seja, sem que precise usar o celular do adolescente.

Essa funcionalidade foi projetada para garantir que os adolescentes utilizem a plataforma de forma segura, com os pais desempenhando um papel ativo no gerenciamento de suas contas.

A empresa também afirmou que reconhece que muitos adolescentes podem mentir sobre suas idades ao criar uma conta no Instagram. Por isso, planeja implementar tecnologias para verificar a idade real dos usuários, identificando contas onde menores de idade usaram datas de nascimento falsas.

Com essa nova medida, o Instagram garante que reforça sua estratégia de proteção ao público adolescente, oferecendo ferramentas que permitem aos pais maior supervisão e controle, alinhando-se às preocupações globais de segurança online para jovens.

Com informações do Portal g1.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile