Ícone do site Portal Norte

Cloudflare: Bloqueio do serviço usado pelo X pode derrubar sites do governo

X usa serviço do Cloudflare que dribla suspensão da rede social no Brasil. | Foto: Wikipédia/ WebCatalog

Após bloqueio do X, antigo Twitter, no Brasil, a plataforma voltou a funcionar nesta quarta-feira (18). O acesso dos brasileitos foi restabelecido após uma atualização que consiste usar o serviço da empresa americana CloudFlare.

A Cloudflare oferece um serviço de nuvem capaz de proteger servidores de grandes empresas contra ataques cibernéticos. A tecnologia, chamada de “proxy reverso”, faz a intermediação entre o usuário e o servidor de um site, estabelecendo uma conexão mais direta.

O proxy reverso melhora a velocidade e a segurança, mas também é capaz de mascarar o IP real do servidor.

Com a ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes, de suspender o X, a Anatel ordenou para que todas as operadoras bloqueassem o servidor da rede social. Contudo, com o uso dos serviços da CloudFlare, foi possível “driblar” o bloqueio do X no Brasil.

O que acontece se o Cloudflare for bloqueado?

Caso o governo tome a decisão de bloquear totalmente os serviços do Cloudflare, isso afetaria diretamente sites do governo e o acesso aos sites de bancos.

É possível que um novo bloqueio do X seja realizado pelo DNS (Domain Name System), que poderia barrar o acesso ao X no Cloudflare, segundo a Gazeta do Povo.

Mas, esse bloqueio é fácil de contornar ao usar outros DNS públicos, como o do Google e o do próprio Cloudflare.

Além disso, o antigo Twitter usará de endereços de IPs (Protocolo de Internet) dinâmicos, que mudam a partir do login no site ou a cada internalo de tempo determinado.

A camada extra de proteção dificulta o método de bloqueio tradicional.

Anatel notifica Cloudflare e outras empresas por “driblarem” bloqueio do X

Ainda nesta quarta-feira (18), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificou a CloudFlare, Fastly e EdgeUno por ajudarem a driblar a suspensão do X no Brasil.

Contudo, o órgão suspeita que existam amis empresas envolvidas.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile