Dezenas de detonações espontâneas de pagers dos integrantes do grupo armado Hezbollah explodiram na terça-feira (17), deixando mortos e feridos no Líbano. Segundo o jornal The New York Times, os equipamentos tinham explosivos implantados por Israel.
Entre os anos 1990 e 200, os pagers, ou bipe, como ficou conhecido no Brasil, foram muito populares quando os telefones ainda eram parecidos com tijolos. Entenda, mais abaixo, o que são e como funcionam.
O que é um pager?
Um pager, tambpem conhecido como bipe, é um pequeno dispositivo eletrônico portátil projetado para receber e enviar mensagens curtas ou alertas.
Essa troca de mensagem acontece por meio de frequências de rádio de uma estação base ou uma central de despacho. Elas podem ser numéricas ou alfanuméricas.
Os dispositivos geralmente emitem um tom, bipe ou vibração para notificar o usuário de uma mensagem recebida.
Por que os pagers sumiram?
Os telefones celulares mais modernos passaram a oferecer opções de comunicação mais avançadas, incluindo chamadas de voz, mensagens de texto e acesso à internet. Isso sem falar na revolução dos smartphones, alguns anos depois.
Por que os pagers explodiram?
Sean Moorhouse, um ex-oficial do Exército Britânico e especialista em descarte de munições explosivas, disse para a Associated Press que os vídeos das explosões sugeriram que uma pequena carga explosiva, do tamanho de uma borracha de lápis, havia sido colocada nos dispositivos. Eles teriam que ter sido manipulados antes da entrega, disse o especialista.
Com informações da Associated Press.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.