A rede social X (antigo Twitter) voltou a ser bloqueada no Brasil nesta quinta-feira (19). A suspensão aconteceu após a Justiça determinar que a plataforma não usasse serviço capaz de driblar o bloqueio no país.

Na tarde de hoje, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou uma multa diária de R$ 5 milhões ao X Brasil Internet Ltda pelo descumprimento da ordem judicial.

Caso o X não realizasse o pagamento da multa, a Starlink seria responsabilizada, já que a empresa também é do empresário Elon Musk.

A Abrint, associação de provedores de internet, afirmou que o X parou de usar o serviço da Cloudflare, que possibilitou o acesso de diversos brasileiros à plataforma, um pouco antes das 16h, segundo a AFP.

Contudo, segundo a empresa X, o “drible” aconteceu de forma involuntária, pois houve uma mudança da operadora de rede, que resultou na restauração temporária do serviço para os brasileiros.

A plataforma está fora do ar no Brasil desde 31 de agosto, após a empresa recusar seguir as ordens judiciais do ministro Alexandre de Moraes.

Bloqueio do X no Brasil

Moraes decidiu suspender o funcionamento do X no Brasil após a empresa se recursar a eleger um representante legal.

O ministro do STF pediu a remoção de perfis que divulgaram imagens de documentos oficiais de delegados e fotos da esposa e filho do delegado Fabio Shor.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.