O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, revolucionou o as transações financeiras no Brasil com suafacilidade e rapidez. Mas essa mesma agilidade pode resultar em erros, como enviar dinheiro para a pessoa errada.
Mas o que acontece se você fizer um Pix errado? Tem como recuperar o dinheiro? Confira, abaixo, as respostas para as dúvidas mais comuns.
Posso cancelar um Pix depois de enviar?
Infelizmente, não é possível cancelar um Pix após a confirmação da transação. O sistema foi desenvolvido para ser instantâneo e irreversível, o que garante sua eficiência e segurança. Porém, se você perceber o erro logo após o envio, ainda há algumas medidas que podem ser tomadas para tentar recuperar o valor transferido.
O que fazer quando eviar um Pix para a pessoa errada?
Se você identificou que enviou um Pix para o destinatário errado, o primeiro passo é tentar contato com a pessoa e explicar o ocorrido, solicitando a devolução do valor. Durante a transferência, você tem acesso a algumas informações do destinatário, como nome completo e agência bancária, o que pode facilitar esse contato. Em alguns casos, as pessoas devolvem o dinheiro.
E se o destinatário não quiser devolver o dinheito?
Nestes casos, é possível recorrer a medidas legais. A retenção indevida do dinheiro pode ser considerada apropriação indébita, crime previsto no artigo 168 do Código Penal. Com isso, você pode registrar um boletim de ocorrência, procurar um advogado e iniciar um processo judicial para tentar recuperar o valor.
Como evitar erros na hora de fazer um Pix
- Revise os dados do destinatário: Antes de confirmar a transferência, sempre confira os dados exibidos, principalmente quando utilizar chaves como CPF ou número de celular.
- Salve contatos frequentes: Para evitar digitar os dados manualmente a cada transação, salve as informações de contatos frequentes no aplicativo do seu banco.
- Verifique o nome: Se utilizar uma chave aleatória, confirme se o nome exibido corresponde à pessoa correta antes de confirmar o envio.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.