A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou a expansão do sinal 5G no Brasil em mais 189 municípios na terça-feira (24). Com essa liberação, as empresas Claro, TIM e Vivo poderão ampliar a cobertura da rede de quinta geração e oferecer seus serviços em mais regiões do país.
A liberação da frequência de 3,5 GHz, que antes era utilizada pela TV via satélite (TVRO), será efetiva a partir da segunda-feira (30). Com a migração da TVRO para outra banda, a faixa de 3,5 GHz agora pode ser usada pelas operadoras para a implementação do 5G.
Dentre os 189 municípios contemplados, 35 estão localizados na Bahia, enquanto os outros 154 pertencem ao estado de Minas Gerais. Com isso, todas as 853 cidades de Minas Gerais agora estão autorizadas para ativação das antenas 5G Standalone (SA). Confira a lista com os 189 municípios clicando aqui.
A maioria dos municípios liberados são de pequeno porte, com 171 cidades com menos de 30 mil habitantes e 18 com populações entre 30 mil e 100 mil pessoas.
Expansão do 5G no Brasil
A liberação das frequências pela Anatel não significa que o 5G estará disponível de imediato. As operadoras possuem autonomia para instalar a tecnologia de acordo com suas estratégias de expansão, respeitando o cronograma de cobertura mínima estabelecido no leilão da Anatel.
Segundo o Teleco, o 5G já está disponível em 696 municípios brasileiros. A TIM lidera a cobertura com presença em 403 cidades, seguida pela Vivo (365), Claro (265), Brisanet (134) e Algar (3). Ao considerar a população coberta, a Vivo é a líder, atendendo 56,1% da população nacional.
Em relação à infraestrutura de antenas, a Claro possui a maior quantidade de torres licenciadas para o 5G na faixa de 3,5 GHz, com 8,76 mil antenas, seguida por TIM (8,69 mil) e Vivo (7,73 mil).
No entanto, é importante ressaltar que nem todas as antenas licenciadas pela Anatel estão em operação, já que a licença refere-se à autorização para instalação.